
Caça chinês (FNN)
Na terça-feira (9), o Ministério da Defesa do Japão (MOD) anunciou que caças e outras aeronaves do porta-aviões Liaoning da Marinha do Exército de Libertação Popular da China realizaram exercício militar no Oceano Pacífico próximo ao Japão, e realizaram aproximadamente 140 decolagens e pousos entre os dias 5 e 8.
De acordo com o MOD, o porta-aviões chinês Liaoning e outras três embarcações – um contratorpedeiro de mísseis guiados Tipo 055 Nanchang e dois contratorpedeiros de mísseis guiados Tipo 052D Xining –, navegaram aproximadamente 490 km a leste da Ilha Kita-Daito, na província de Okinawa, na segunda-feira (8), e a aproximadamente 450 km a leste da mesma ilha okinawana na terça-feira.
O destróier Teruzuki da Força Marítima de Autodefesa do Japão, foi enviado imediatamente em missão de vigilância e coleta de informações (scramble).
Artigos relacionados
Dele se observou aproximadamente 40 decolagens e pousos de caças e helicópteros baseados nesse porta-aviões Liaoning, da China, somente na segunda-feira. Assim, o número total de decolagens e pousos foi de aproximadamente 140 no período de 3 dias.
Mesmo após o incidente com radar que gerou protesto do ministro japonês Shinjiro Koizumi, as embarcações da China continuaram navegando.
Fonte: FNN







