
À esq. governador e à dir. prefeito (NHK)
Hirofumi Yoshimura, líder do Partido da Inovação do Japão (JIP) e atual governador da província de Osaka, decidiu renunciar ao cargo a tempo das próximas eleições para a Câmara dos Representantes e concorrer novamente ao cargo.
O prefeito de Osaka, Hideyuki Yokoyama, também renunciará, tornando provável uma eleição dupla, na mesma data.
“Gostaria de considerar isso [a renúncia] cuidadosamente e tomar uma decisão final até a noite do dia 15”, declarou o governador.
Artigos relacionados
Ele planeja concorrer à reeleição dupla, para o segundo mandato do governo de Osaka.
De acordo com uma fonte próxima ao JIP, a ideia de renunciar a tempo das eleições gerais e concorrer novamente ao cargo de governador já vinha sendo considerada há algum tempo. Assim, os preparativos para uma eleição simultânea estão em andamento.
Yoshimura já declarou que não tentará novamente o chamado “Plano de Governo Metropolitano de Osaka”, que já foi rejeitado duas vezes, mas também reconheceu que outro referendo poderia ser realizado se o plano passar por um processo democrático, como a eleição para governador de Osaka.
Esse plano prevê a extinção da cidade e a criação de distritos eleitorais especiais, já foi submetido a referendo duas vezes.
O prefeito Yokoyama, também está considerando renunciar ao cargo e afirmou que uma dupla reeleição é “a maneira mais clara de confirmar a opinião pública”.
Fontes: KTV, NHK e YTV







