Japão: Câmara dos Representantes é dissolvida, com eleições em fevereiro
| Política
Japão terá eleições antecipadas em 8 de fevereiro após a dissolução histórica da Câmara dos Representantes.

Edifício que abriga o legislativo japonês (NHK)
Na sexta-feira (23), a primeira-ministra Sanae Takaichi dissolveu a Câmara dos Representantes, marcando o início da campanha para as eleições gerais que ocorrerão em 8 de fevereiro.
A convocação oficial do pleito será em 27 deste mês, resultando no período mais curto do pós-guerra entre a dissolução e a votação, com apenas 16 dias.
A dissolução ocorreu no mesmo dia da convocação da 220ª Sessão Ordinária da Dieta, um evento que não acontecia há 60 anos e é inédito desde que as sessões ordinárias passaram a ser convocadas em janeiro.
Artigos relacionados
A decisão foi formalizada em uma reunião de gabinete pela manhã, seguida pela leitura do decreto de dissolução pelo presidente da Câmara, transmitido pelo secretário-chefe de Gabinete, Minoru Kihara, durante a sessão plenária da Câmara dos Representantes, prevista para a tarde.
Os principais temas em disputa nesta eleição incluem a avaliação das políticas do governo Takaichi, as medidas para combater a alta dos preços, incluindo o tratamento do imposto sobre consumo, e as políticas de segurança, diplomacia e imigração. Os partidos políticos já estão em plena campanha, acelerando a apresentação de plataformas e a indicação de candidatos.
Fonte: NHK







