A economia do Japão dá sinais consistentes de resiliência, segundo informação de quinta-feira (25). O Gabinete do Governo revisou para cima a avaliação do Índice de Tendência Econômica de abril, alterando o status do país de “mudança ascendente” para “mostrando melhoria“.
O indicador coincidente — que mede o estado atual da atividade econômica — subiu para 118,1 pontos, superando a prévia divulgada no início do mês.
Com o resultado, o Japão acumula uma sequência impressionante de 71 meses consecutivos de expansão econômica, ciclo iniciado em junho de 2020.
Os motores do crescimento do Japão
Essa revisão positiva foi impulsionada por fatores comerciais estratégicos. O principal deles é a forte demanda global por tecnologia, que acelerou continuamente a fabricação de equipamentos para testes de semicondutores (os chips eletrônicos).
Outro fator relevante foi a corrida do comércio varejista para aumentar os estoques de aparelhos de ar-condicionado domésticos, antecipando-se às novas e rigorosas normas de eficiência energética que passarão a valer no próximo ano.
Japão rumo ao recorde do pós-guerra
Analistas apontam que, se os impactos dos conflitos no Oriente Médio permanecerem contidos, a atual fase de crescimento pode superar os 73 meses do chamado “Boom de Izanami” (ocorrido entre 2002 e 2008).
Caso isso se concretize, o Japão registrará o período de expansão econômica mais longo de toda a sua história pós-Segunda Guerra Mundial.
Curiosamente, o recorde anterior (Izanami), ficou conhecido como uma “recuperação sem benefícios tangíveis”, pois, embora as indústrias de exportação de carros e eletrônicos faturassem bilhões com o iene desvalorizado, os salários da população continuaram estagnados.
O Gabinete do Japão informou que pretende reunir um comitê de especialistas assim que consolidar os dados dos próximos meses para oficializar a extensão histórica deste ciclo de prosperidade.
Fonte: NHK 


