Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 38°C 26°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 161.989
Sociedade

Sem glúten e versátil: Japão quer dobrar consumo de farinha de arroz no país

O consumo mensal de arroz por pessoa no Japão caiu ao menor nível em sete anos. Para ampliar a demanda, o governo aposta em produtos sem glúten feitos com farinha de arroz.

NP

Notícias Portal Mie

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Governo japonês incentiva uso de farinha de arroz
Governo japonês incentiva uso de farinha de arroz (imagem ilustrativa-PM/IA)

Com a queda no consumo de arroz no Japão, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca está incentivando o uso da farinha de arroz na produção de doces e outros alimentos, como forma de ampliar o consumo do cereal, que é base da alimentação japonesa.

Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU
Publicidade

No início de julho, um evento realizado na sede do ministério reuniu produtos de 22 fabricantes de várias regiões do país. Foram apresentados biscoitos, baumkuchen, brownies e outros doces preparados com proporções que variavam de 10% a 100% de farinha de arroz.

Entre os produtos exibidos estava o polvorón, doce tradicional espanhol semelhante a um biscoito amanteigado e de textura quebradiça.

A fabricante Edelweiss, sediada em Amagasaki (Hyogo), explicou que o uso da farinha de arroz elimina a necessidade de torrar a farinha de trigo e ainda acrescenta uma característica japonesa ao produto.

Governo quer dobrar a demanda até 2030

A procura mundial pela farinha de arroz vem crescendo por ela não conter glúten, o que amplia seu uso em produtos destinados a pessoas que evitam trigo.

Durante o evento, chefs e fabricantes de farinha também destacaram a necessidade de divulgar melhor as características nutricionais e as diferenças entre a farinha de arroz e a de trigo.

Recomendadas para você

O ministro da Agricultura, Norikazu Suzuki, anunciou a meta de dobrar a demanda por farinha de arroz em relação a 2025, chegando a 130 mil toneladas até 2030.

Segundo a Organização de Apoio ao Abastecimento Estável de Arroz, o consumo médio mensal por pessoa caiu 6,1% no período encerrado em março de 2026, para 4.435 gramas, o menor nível em sete anos.

Em junho, a Câmara dos Representantes aprovou uma revisão da lei de abastecimento e preços de alimentos básicos para evitar a produção excessiva de arroz.

Fonte: MN

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia
Seguidores
10.648

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.