Como consumir frutas com casca e hortaliças de forma segura

As frutas produzidas no Japão ou importadas têm uma camada de cera, ou fungicida ou pesticida, ou tudo junto. Saiba como remover!

Frutas cítricas e maçãs, sempre cheias de wax e fungicida (Pixnio e Pixabay)

Frutas e verduras em geral dispostas nas geladeiras dos supermercados têm agrotóxicos e ainda muitos delas, camada de cera ou fungicida para que durem mais. 

Publicidade

Se não comprar na seção de orgânicos, não se pode comer folhas das verduras ou casca das frutas. Se não tomar os procedimentos adequados não pode dar para as crianças as maçãs com casca. Muito menos espremer um limão, sem os cuidados, pois pode ser perigoso.

Então, como consumir o que comprou na quitanda ou no supermercado com segurança? 

Há várias formas e saiba como usá-las, embora das frutas importadas a segurança alimentar do Japão proíba o uso de pesticida pós-colheita, mas tem wax (cera).

Frutas livres de wax

Uma das formas é usar o sal de cozinha. Pegue as frutas cítricas – limões, laranjas e mexericas – e esfregue com delicadeza um punhado de sal. Ele vai removendo o wax da casca. 

Depois enxágue bem, seque e prepare o prato ou sirva as frutas. Depois que o wax for removido as frutas estragam rapidamente, por isso, o ideal é usá-las logo. 

O vinagre tem o mesmo efeito. Em uma bacia coloque água fria e um pouco de vinagre. A proporção é uma de vinagre para 2 de água. Coloque as frutas de molho por 30 minutos a 1 hora. Depois, enxágue na água corrente e pronto!

Remover o wax e o fungicida

Outra forma é colocar as frutas e verduras (pepino, tomate, salsão, berinjela e outros) de molho na água fervente por 30 segundos apenas. O wax se desprende derretendo. Depois basta lavá-las em água fervente.

Outro ingrediente indispensável na cozinha é o bicarbonato de sódio, chamado de juso (重曹) em japonês. Cuidado na hora de comprá-lo, pois tem o para uso na cozinha (shokuyo, 食用) e para uso na limpeza e faxina (soujiyo, 掃除用).

É adequado para remover pesticidas residuais em alimentos. Além disso, o bicarbonato de sódio é alcalino, com efeito de separar cera. Prepare uma tigela com um pouco desse pó e adicione as frutas ou verduras. Deixe-as de molho por 1 a 3 minutos. Enxágue bem com água corrente. Não deixe por muito tempo de molho, pois parte dos nutrientes podem ir embora. 

Outro método é lavá-las com detergente de cozinha, apropriado para lavar louças e também esses vegetais. Antes de comprar repare no rótulo a escrita 野菜・果物・食器・調理用具用. Significa apropriado para hortaliças, frutas, louças e utensílios de cozinha. 

Um dos detergentes que lava alimentos, mas há outros também (Amazon)

Frutas com casca e pratos seguros 

Limões seguros para serem servidos no assado, bem como o brócolis (Flickr)

Depois desses procedimentos pode cortar o limão em rodelas para servir no chá, nos assados de carnes, peixes e frango, e também na caipirinha. Se gosta de limonada suíça, aquela que se bate no liquidificador o limão com casca, não deixe de fazer um desses procedimentos. 

A maçã com casca pode ser usada para um lanchinho, sobremesa ou para a torta, compota e geleia. 

Outras frutas e hortaliças poderão ser ingeridas com segurança nas saladas cruas.  

Lembre-se de fazer um dos procedimentos com tudo o que comprar que não seja orgânico, incluindo as bananas, tomates, e outros. 

Veja os ricos e saborosos alimentos do outono tocando aqui.

Residuais de produtos químicos agrícolas 

Frutas deliciosas mas com pesticidas (Wikipedia)

Veja os rankings das frutas e hortaliças com mais agrotóxicos residuais.

    1. Morango        Espinafre
    2. Nectarina      Salsão
    3. Maçã              Tomate
    4. Pêssego          Páprica
    5. Pera                Batatinha

Para ler outras matérias relacionadas a bem-estar e saúde toque aqui.

Fontes: Growing Up, Kore Karada e Macaroni

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iluminação na Tokyo German Village em Chiba

Publicado em 12 de novembro de 2019, em Turismo em Chiba

A bela iluminação da Tokyo German Village – Tokyo Doitsu Mura – na província de Chiba é considerada uma das três maiores na região Kanto.

Cenas do vilarejo alemão (HP)

A Tokyo German Village – Tokyo Doitsu Mura – é um parque temático que fica em Sodegaura (Chiba). É um local muito agradável para passar um dia com a família e amigos.

Publicidade

O parque é 27 vezes maior que o Tokyo Dome e seu conceito é “desfrutar do tempo dentro da natureza”.

Há um amplo playground, jardim de flores, zoológico e muitas outras áreas de diversão onde as crianças e também os adultos nunca ficam entediados. Os campos de flores são belos em todas as estações.

No inverno, há uma bela iluminação que é considerada uma das três maiores na região Kanto e entra no ranking das 10 mais todo ano.

Cerca de 3 milhões de LEDs enfeitam o local e todos os anos o parque tem um conceito diferente de luzes. De meados de novembro ao fim de março, as luzes mostram sua beleza junto com a música.

Veja o vídeo abaixo, da temporada 2019-2010, e encante-se!

Tokyo Doitsu Mura Illumination 2020-2021

東京ドイツ村ウィンターイルミネーション

  • Período: de 30 de outubro de 2020 até 28 de março de 2021
  • Horário da iluminação: entardecer até as 20h (entrada permitida até as 19h30). O parque abre às 9h
  • Para mais informações toque aqui para abrir a página web
  • Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização
Fonte: Must Love Japan

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!