União Europeia quer padronizar conector de carregadores nos celulares

A meta é reduzir o desperdício ao encorajar os consumidores a reutilizarem carregadores quando comprarem um dispositivo novo.

Na imagem, um cabo USB tipo C (banco de imagens)

Fabricantes serão forçadas a criar uma solução de carregamento universal para smartphones e pequenos dispositivos eletrônicos, sob uma nova lei proposta pela Comissão Europeia (CE).

Publicidade

A meta é reduzir o desperdício ao encorajar os consumidores a reutilizarem carregadores quando comprarem um dispositivo novo.

Todos os smartphones vendidos na União Europeia devem ter conectores USB tipo C (USB-C), disse a proposta.

A Apple alertou que tal medida prejudicaria a inovação.

A gigante da tecnologia é a principal fabricante de smartphones que usa um ponto de carregamento customizado, visto que sua série de iPhones usa um conector Lightning desenvolvido pela Apple.

“Continuamos preocupados que a regra rigorosa exigindo somente um tipo de conector reprima a inovação ao invés de encorajá-la, o que em troca prejudicará os consumidores na Europa e em todo o mundo”, disse a empresa à BBC.

A maioria dos smartphones Android vem com conectores USB micro-B, ou já mudaram para o padrão mais moderno USB-C.

Novos modelos de iPad e Mac Book usam carregadores USB-C, assim como modelos de alta tecnologia de fabricantes populares como a Samsung e Huawei.

Um conector USB micro-B (superior à esq.), o Lightning (inf. à esq.) e o USB-C (à dir.) – banco de imagens

As mudanças seriam aplicadas ao conector no corpo do aparelho, enquanto a extremidade do cabo que conecta a uma tomada possa ser USB-C ou USB-A.

Cerca da metade dos carregadores vendidos com smarthones na União Europeia em 2018 tinham um conector USB micro-B, enquanto 29% vinham com um USB-C e 21% o Lightning, revelou um estudo de avaliação de impacto de 2019.

Políticos da UE vêm fazendo campanha para um padrão comum por mais de uma década, com a pesquisa da Comissão estimando que cabos descartados geram mais de 11 mil toneladas de lixo por ano.

Na UE, cerca de 420 milhões de telefones móveis e outros dispositivos eletrônicos portáteis foram vendidos no ano passado.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Leve aumento de preço do Gyumeshi da Matsuya

Publicado em 24 de setembro de 2021, em Economia

A rede Matsuya informou sobre o reajuste dos preços da tigela com carne bovina cozida por causa da importação.

Gymeshi e missoshiru (ANN)

A rede de tigelas de arroz coberta de carne cozida, Matsuya, informou sobre o reajuste do preço do seu carro-chefe Gyumeshi regular (nami), de 320 para 380 ienes, a partir das 14h de terça-feira (28), unificando em todo país, pois em Okinawa era mais barato, ¥290.  

Publicidade

Para quem gosta do tokumori, bem volumoso, passa de 550 para 650 ienes.

Aproximadamente 660 lojas da região de Kanto ofereciam o Premium Gyumeshi, com gergelim e shichimi (pimenta), mas será substituído pelo Gyumeshi para unificação no país.

A rede informou que, paralelamente ao reajuste, fez melhoria no molho da carne e no missoshiru.  

O consumo de carne bovina está crescendo e disparando nos Estados Unidos e em outros países onde a vacinação está avançada. Esse foi o fator do reajuste.

Fontes: ANN e Watch Impress

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!