A alergia ao pólen incomoda a população e pesquisa revelou que ela estressa mais do que qualquer outra coisa. Portanto, comece a se prevenir para fortalecer o corpo, veja as sugestões.
A primeira recomendação é do governo, para evitar que se torne paciente de polinose. Inclusive as crianças, pois a cada ano aumenta o número de pequenos com essa alergia. Segundo o ministério, mesmo as que não manifestem a doença, se os pólens entrarem no corpo poderão se tornar alérgicas.
As medidas recomendadas são:
- Evitar que os pólens entrem na casa
- Ao sair, procurar usar óculos protetor, máscara e chapéu
- Antes de entrar em casa, depois que voltou de fora, limpe as roupas, lave bem as mãos e faça gargarejo
Para quem já é alérgico
- Procurar evitar contato com os pólens, não deixar que entrem em casa
- Procurar o médico para confirmar se é paciente de polinose
- Procure se informar sobre os dias que a intensidade dos pólens é maior. Nesses dias, procurar evitar de estender as roupas lavadas no varal externo
- Usar máscara, chapéu e óculos para se proteger
- Procurar se alimentar adequadamente
- Gestantes e mães que amamentam devem procurar o médico para receber o medicamento adequado. Cuidado com a automedicação
- Há medicamentos com efeitos colaterais como sonolência, queda da concentração e outros. Por isso, evite dirigir
Xô kafunsho fortalecendo o sistema imunológico
Sabe-se que quando o sistema imunológico se desequilibra é mais fácil para o organismo se tornar alérgico.
Cada vez mais as pesquisas avançam. Um cientista da empresa Calpis criou um produto com o lactobacilo L-92 do iogurte. Ele vem atraindo a atenção dos especialistas como nova medida contra a polinose. Vários estudos revelaram que este lactobacilo atua sobre as células responsáveis pela imunidade e provoca ação antialérgica.
Os resultados do laboratório foram surpreendentes. Em oito semanas pacientes de dermatite atópica e rinite alérgica acabaram com as doenças.
Em relação aos hábitos alimentares o médico pesquisador recomenda reduzir a carne vermelha, comer mais peixes, consumir muitos vegetais, inclusive as raízes. Além disso, recomenda 3 refeições diárias saudáveis para vencer essa alergia incômoda.
Produtos farmacêuticos
Um dos produtos que vêm atraindo cada vez mais consumidores é o Ihada, um spray da Shiseido. Basta passar no corpo e na roupa para evitar que os pólens grudem. Evita também a adesão de micropartículas PM2,5.
A Earth Chemical (アース製薬) lançou em dezembro do ano passado um produto spray exclusivo para os homens. Passando esse spray com aroma cítrico na roupa evita-se a adesão dos pólens. Chama-se アレルブロック 花粉ガードスプレ Quick Protect.
Já a Kobayashi Pharmaceutical dobrou as vendas do enxague das narinas com o produto ハナノア シャワータイプ. Ele não cura a alergia, mas promete eliminar os pólens que entram pelas narinas, causa do desconforto. Para usá-lo, basta deixar a cabeça levemente virada para baixo e introduzir o “chuveiro” em uma das narinas. O remédio volta limpando a narina.
A fabricante Daiichi Sankyo tem um comprimido chamado ペラックT錠. Ele pode ser tomado por crianças a partir de 7 anos e promete aliviar os sintomas incômodos da garganta. A fabricante explica que não produz efeitos colaterais.
A Rohto tem um remédio, em comprimidos, para aliviar a coriza, espirros, olhos lacrimejantes e desconforto na garganta, todos provocados pelos pólens e poeira doméstica. O medicamento deve ser tomado com água após as 3 refeições, apenas 1 comprimido, e somente para pessoas acima dos 15 anos. A empresa informa que tem um princípio ativo para não deixar o usuário com sono.
Fontes: Calpis, governo e Sankei Biz Fotos: fabricantes e Health