Carteira de habilitação limitada é proposta para motoristas idosos

A nova habilitação proposta permitiria a eles operarem veículos equipados com freios automáticos e outras características de segurança.

Motorista idoso dirigindo veículo (ilustrativa/PM)

A Agência Nacional de Polícia – ANP está planejando introduzir uma nova habilitação para idosos que permitiria a eles operarem veículos equipados com freios automáticos e outras características de segurança.

Publicidade

A proposta foi sugerida por um painel da agência de especialistas estabelecido em 2017. Os membros vêm discutindo como lidar com o crescente número de acidentes fatais causados por motoristas idosos.

Motoristas idosos que já possuem uma habilitação comum teriam a opção de trocar para o tipo limitado. Pessoas que nunca tiveram uma habilitação antes também poderiam solicitar a nova versão.

A agência planeja introduzir testes de habilitação obrigatórios para motoristas idosos com histórico de violações de trânsito. Eles teriam que passar em um teste em uma autoescola para renovar suas habilitações. A agência está considerando se a idade mínima para os testes deveria ser de 75 ou 80 anos.

Ela planeja apresentar a legislação necessária a uma sessão na Dieta no início de 2020.

O professor Hajime Tozaki da Universidade Oberlin J. F. aponta que pedir aos idosos que abram mão de suas habilitações não será uma solução.

Segundo ele, a maioria dos idosos acredita que dirigir é essencial para viver uma vida independente, principalmente no interior. Tozaki diz que veículos especialmente adaptados serão uma boa maneira de melhorar a segurança.

Ele acrescenta que a sociedade necessita de medidas para ajudar os idosos a continuarem dirigindo de forma segura, e ele acredita que o transporte público deveria ser aprimorado também.

Fonte: NHK World

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Festas de fim de ano e policiais nas ruas

Publicado em 20 de dezembro de 2019, em Sociedade

Aichi quer sair da lista da pior província em número de mortes causadas por acidentes. Nas demais províncias também, batidas com bafômetro.

Policiais de Aichi iniciam campanha para sair da péssima posição (Tokai TV)

A Polícia da Província de Aichi quer sair da lamentável posição de pior província em número de mortes causadas por acidentes de trânsito por 16 anos consecutivos. 

Publicidade

Sob o lema Stop the Worst reforçou policiais nas motocicletas e patrulhas para vigilância e prevenção, desde a noite de quinta-feira (19). 

Até quarta-feira (18) foram 147 vítimas fatais nos acidentes e, atualmente, está em 3.º lugar das piores, sendo que encabeçam o ranking das piores as províncias de Chiba e Hokkaido. 

Os policiais nas ruas pedem aos motoristas para acenderem os faróis dos carros no entardecer, conferem se não estão usando o smartphone ao volante e também fiscalizam os alcoolizados. Afinal, é época de bonenkai – as reuniões ‘bebemorativas’ de fim de ano.

Não é só em Aichi. Os policiais de todas as províncias estão nas ruas com bafômetro para evitar acidentes graves e fatais. 

Por isso, se beber não dirija. Se dirige não beba. Se não resiste contrate um motorista de aluguel na volta. Toque nas palavras em vermelho para abrir as matérias. 

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!