Janeiro Branco se faz cada vez mais necessário

No primeiro mês do ano é importante refletir sobre a vida, cuidar de sua saúde mental e se preparar para os desafios que virão.

Janeiro branco – cuidados com a saúde mental (ilustrativa)

Um novo ano começa e com ele nosso foco possivelmente está voltado para as resoluções e metas para os próximos 365 dias.

Publicidade

Para que isso possa acontecer satisfatoriamente precisamos estar em equilíbrio e gozando de saúde física e mental. Será que estamos preparados para encarar o novo? Temos recursos para lidar com as inúmeras situações que o ano nos reserva?

No mês de janeiro, a psicologia e demais áreas da saúde intensificam seus trabalhos para levar ao conhecimento das pessoas a campanha Janeiro Branco.

Criada por psicólogos em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais), tem como premissa chamar a atenção da humanidade para questões e necessidades relacionadas à saúde mental.

Em tempos de tanta dificuldade, de instabilidade econômica, guerra, Covid-19 e suas variantes, questões sociais, políticas e aquecimento global, o mundo parece estar adoecido e se faz cada vez mais necessário chamar a atenção das pessoas e convidá-las a falar sobre o tema e suas implicações no cotidiano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua sociedade. Não é sinônimo de ausência de doença ou transtorno.

Envolve autoconhecimento, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal.

Resumindo, é a capacidade do indivíduo denominar e lidar com suas próprias emoções diante das situações comuns ou adversas.

Não existe regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo, de que modo específico ele pode ser salvo, segundo Freud.

A OMS estima que cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com problemas de saúde mental, sendo a depressão a mais comum, que deve
se tornar a doença prevalente na população mundial até 2030 e a segunda causa de perda de trabalho no mundo.

Dicas que podem colaborar na manutenção da saúde mental

  • Tirar tempo para o lazer e atividades físicas.
  • Evitar ambientes tóxicos.
  • Alimentação adequada.
  • Fazer pausas no trabalho e no estudo.
  • Cultivar relacionamentos saudáveis.
  • Ajuda médica e psicológica quando sentir necessário.

Embora as exigências modernas dificultem o nosso cuidado com o que temos de mais importante, a nossa saúde, precisamos quebrar tabus e preconceitos relacionado à saúde mental. Só assim encontraremos espaço para o diálogo e explanação da sua importância.

Falar de saúde mental não é falar de fraqueza ou frescura, é falar sobre qualidade de vida, amor próprio e amor ao próximo.

Boas reflexões!

Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook)

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Morre aos 95 anos o papa emérito Bento XVI

Publicado em 31 de dezembro de 2022, em Notícias do Mundo

Bento XVI, que foi o primeiro pontífice em quase 600 anos a reivindicar sua posição, morreu neste sábado (31), de acordo com uma declaração do Vaticano.

Bento XVI morreu na cidade do Vaticano neste sábado, 31 de dezembro de 2022. A imagem acima é do ano de 2007 (banco de imagens)

Bento XVI, o papa emérito, morreu na cidade do Vaticano aos 95 anos após um período de problemas de saúde.

Publicidade

Ele, que foi o primeiro pontífice em quase 600 anos a reivindicar sua posição, morreu neste sábado (31), de acordo com uma declaração do Vaticano.

“Com tristeza eu informo a vocês que o papa emérito, Bento XVI, morreu hoje às 9h34 no Monastério Mater Ecclesiae no Vaticano”, disse o diretor do escritório de imprensa da Santa Fé, Matteo Bruni.

“Mais informações serão divulgadas assim que possível”.

A notícia de sua morte ocorreu dias após o papa Francisco ter pedido aos fiéis que orassem por Bento, dizendo que ele estava “muito doente”.

Bento chocou os fiéis católicos e especialistas religiosos em todo o mundo no dia 11 de fevereiro de 2013, quando ele anunciou planos de abandonar seu cargo como papa, citando sua “idade avançada”.

Em seu discurso de despedida, o papa de saída prometeu permanecer “escondido” do mundo, mas ele continuou a se manifestar em assuntos religiosos nos anos após sua aposentadoria, contribuindo para tensões dentro da Igreja Católica.

Bento foi uma força poderosa na Igreja Católica pode décadas.

Nascido Joseph Ratzinger na Alemanha em 1927, ele era filho de um policial. Ele foi ordenado padre em 1951, cardinal em 1977 e depois serviu como conselheiro chefe teológico para o papa João Paulo II.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!