Janeiro Branco se faz cada vez mais necessário

No primeiro mês do ano é importante refletir sobre a vida, cuidar de sua saúde mental e se preparar para os desafios que virão.

Janeiro branco – cuidados com a saúde mental (ilustrativa)

Um novo ano começa e com ele nosso foco possivelmente está voltado para as resoluções e metas para os próximos 365 dias.

Publicidade

Para que isso possa acontecer satisfatoriamente precisamos estar em equilíbrio e gozando de saúde física e mental. Será que estamos preparados para encarar o novo? Temos recursos para lidar com as inúmeras situações que o ano nos reserva?

No mês de janeiro, a psicologia e demais áreas da saúde intensificam seus trabalhos para levar ao conhecimento das pessoas a campanha Janeiro Branco.

Criada por psicólogos em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais), tem como premissa chamar a atenção da humanidade para questões e necessidades relacionadas à saúde mental.

Em tempos de tanta dificuldade, de instabilidade econômica, guerra, Covid-19 e suas variantes, questões sociais, políticas e aquecimento global, o mundo parece estar adoecido e se faz cada vez mais necessário chamar a atenção das pessoas e convidá-las a falar sobre o tema e suas implicações no cotidiano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua sociedade. Não é sinônimo de ausência de doença ou transtorno.

Envolve autoconhecimento, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal.

Resumindo, é a capacidade do indivíduo denominar e lidar com suas próprias emoções diante das situações comuns ou adversas.

Não existe regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo, de que modo específico ele pode ser salvo, segundo Freud.

A OMS estima que cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com problemas de saúde mental, sendo a depressão a mais comum, que deve
se tornar a doença prevalente na população mundial até 2030 e a segunda causa de perda de trabalho no mundo.

Dicas que podem colaborar na manutenção da saúde mental

  • Tirar tempo para o lazer e atividades físicas.
  • Evitar ambientes tóxicos.
  • Alimentação adequada.
  • Fazer pausas no trabalho e no estudo.
  • Cultivar relacionamentos saudáveis.
  • Ajuda médica e psicológica quando sentir necessário.

Embora as exigências modernas dificultem o nosso cuidado com o que temos de mais importante, a nossa saúde, precisamos quebrar tabus e preconceitos relacionado à saúde mental. Só assim encontraremos espaço para o diálogo e explanação da sua importância.

Falar de saúde mental não é falar de fraqueza ou frescura, é falar sobre qualidade de vida, amor próprio e amor ao próximo.

Boas reflexões!

Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook)

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sete locais poderosos para o amor e casamento

Publicado em 1 de janeiro de 2023, em Tradições

Que tal aproveitar o feriado do fim e começo de ano para visitar os locais poderosos para o amor, relacionamentos e casamentos no Japão?

Casal com as alianças de casamento (PxHere)

Considerados power spots, os locais mais indicados e recomendados pelos casais japoneses e pela mídia, são benéficos para atrair um novo amor ou romance, para quem quer se casar e para melhorar os relacionamentos amorosos.

Publicidade

Por isso, escolha um desses 7 locais, faça oração com fervor, compre um amuleto (omamori) e receba as bênçãos oferecidas.

Chamados de locais do laço amoroso, o enmusubi (縁結び), proporcionam aos crédulos um nó tão forte que não se desfaz. Ou atraem o amor para quem procura.

Amor duradouro, com enmusubi

São apresentados os principais santuários xintoístas, considerados os imbatíveis para esse fim. Vale fazer uma visita no Ano Novo – mas também em qualquer época do ano – para agradecer pelo(a) namorado(a) amoroso(a), casamento ou pelo que está por vir.

Toque sobre o título para abrir o mapa dos locais indicados. 

Izumo Taisha (出雲大社) em Shimane

Este é sem dúvida o mais famoso ponto energético para o amor do Japão. No santuário xintoísta mais popular moram todos os deuses para unir as pessoas. Acredita-se que esses deuses são os mais poderosos para o casamento. Ir até lá, agradecer e fazer a oração, além de adquirir um amuleto, certamente será altamente benéfico.

Comentários favoráveis não faltam: “encontrei o parceiro ideal logo depois de visitar” ou “casei com minha alma gêmea”.

E por isso há muitos casais que escolhem Izumo Taisha para celebrar o casamento tradicional.

Para saber detalhadamente sobre Izumo Taisha toque aqui e leia a matéria completa. Enquanto mora no Japão a visita a esse local energético é imprescindível!

Local onde as pessoas fazem seus pedidos ou agradecem pelo amor eterno no Santuário de Izumo (Izumo Taisha)

Yasui Konpiragu (安井金比羅宮) – Quioto

Este é considerado um local sagrado para cortar de vez o relacionamento ruim e cria um laço do verdadeiro amor. Este templo deseja um relacionamento amoroso e feliz para as pessoas. Para que o desejo se realize, a pessoa deve passar pela cavidade da grande rocha. Nessa hora deve pedir “que corte esse relacionamento ruim”, ou “que atraia um casamento feliz”, bem como casais que querem ser felizes, passam juntos fazendo o pedido.

Também é famoso para quem quer desfazer-se de todos os males como doenças, vícios de drogas, álcool, cigarro, jogos de azar, etc. Ele tem também o poder da proteção no trânsito.

“Rompe o mau laço e entrelaça um bom e novo”, diz o santuário (HP)

Kuzuryu Jinja (九頭竜神社) – Hakone, Kanagawa

Este também é um santuário xintoísta muito visitado pelos japoneses, incluído na lista dos locais poderosos para abertura da sorte. É um ponto poderoso, cercado de água e o verde da floresta, em Hakone. É considerado pelas mulheres, um dos melhores santuários para o bom casamento. Mas, muitos procuram também para o sucesso na vida profissional.

Foto: Wikipedia

Mensalmente, no dia 13 é realizado um festival a partir das 10h para desejar prosperidade a todas as pessoas, sendo abençoadas pelo deus dragão de 9 cabeças.

Kifune Jinja, em Quioto

Famoso pelo seu aspecto histórico, o santuário xintoísta Kifune fica aos pés da  montanha Kurama. Também é famoso pelas benesses aos enamorados e relacionamentos amorosos.

Para que o pedido relacionado ao amor se realize, basta adquirir um folheto (¥200), escrever, dobrar e colocar no local adequado. A cada estação, o santuário mostra uma beleza diferente. Confira o vídeo de inverno.

Tokyo Daijingu, na capital

Seu lema é “laços do coração, do amor e da felicidade”. Por isso, se é esse um dos seus desejos, vale a pena visitar e orar por isso.

Muitas mulheres, especialmente as mais jovens, vão ao santuário. Em geral elas pedem para encontrar o amor da vida ou para que possam fazer um casamento feliz. Para quem mora na região Kanto ou Kita Kanto, esse local é imperdível.

Tokyo Daijingu (HP)

Shimogamo Jinja, Quioto

É patrimônio cultural da humanidade e, além de ponto turístico, é de boas energias.

Recebe visitantes do exterior e de todo o Japão pela força desse local. Todo ano se realizam mais de 500 casamentos, pois o local é famoso pelo enmusubi. Mas também pelos signos do zodíaco chinês, para abençoar contratos e outros. Se você não acredita em nada disso, vale a visita pela riqueza histórica.

Belíssimo santuário (HP)

Futamiokitama Jinja, em Mie

Próximo a Toba é um dos locais mais famosos para os pedidos de amor.

Os desejos são concedidos quando se joga água no sapo, em uma área própria do santuário. O santuário fica ao lado das famosas rochas Meotoiwa, que representam um casal. Por isso, passar por lá limpa o passado e realiza o pedido de um amor duradouro.

Um dos locais mais famosos para limpar as energias ruins do amor do passado e ganhar um elo duradouro, em Mie (HP)

*Como ainda estamos na epidemia do coronavírus procure manter distanciamento social, leve álcool em gel e use máscara.

Caso queira ler a matéria sobre os locais auspiciosos para dinheiro toque aqui. Ou, se quer pedir pela abertura da sorte veja os locais tocando aqui. Se deseja ter um bom parto e felicidade dos filhos toque aqui.

Feliz Ano Novo!

Fontes: divulgação e Matome Naver

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Nihongo - Estude em casa com o Kumon!
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Empregos para estrangeiros no Japão UT Suri-emu
Empregos no Japão - HUMAN
Life Card - cartão para brasileiros no Japão