O ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, planeja realizar uma visita oficial à Coreia do Sul no final de junho. O objetivo da viagem é manter conversas bilaterais com seu homólogo sul-coreano, Ahn Gyu-back, conforme apurado na quinta-feira (30).
Esta será a primeira visita de Koizumi à Coreia do Sul desde que assumiu o cargo em outubro passado. A iniciativa dá continuidade ao compromisso firmado em fevereiro, quando Ahn esteve no Japão e ambos confirmaram a intenção de aprofundar a cooperação em segurança nacional por meio de visitas mútuas.
Pauta de segurança e cooperação regional
Segundo fontes de ambos os governos, o encontro deve abordar pontos cruciais para a estabilidade da região, incluindo:
- A cooperação bilateral entre as nações;
- A interação entre as Forças de Autodefesa do Japão e as forças militares da Coreia do Sul;
- A situação envolvendo a Coreia do Norte, que mantém o desenvolvimento de seus programas nuclear e de mísseis.
Além das reuniões formais, fontes indicam que Koizumi considera visitar a Área de Segurança Conjunta em Panmunjom, localizada na fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.
A preocupação com o cenário regional é constante, uma vez que a Coreia do Norte tem realizado lançamentos recorrentes de mísseis balísticos, o que representa uma ameaça direta tanto para a Coreia do Sul quanto para o Japão.
Fonte: NP