Nagahama: brasileiros participam de workshop para estrangeiros

Nagahama: estrangeiros participam de workshop sobre a assistência mútua no caso de um desastre natural. Saiba mais sobre os brasileiros.

Publicidade

Na primeira quinzena deste mês foi realizado um workshop entre os estrangeiros residentes na cidade de Nagahama (Shiga), segundo o jornal Yomiuri Online.

O gancho para a realização desse encontro com o tema assistência mútua no caso de ocorrer um desastre natural foi: em 17 deste mês, a cidade de Kobe, que foi parcialmente destruída e teve quase 6 mil mortes, comemorou-se os 22 anos após o Grande Terremoto Hanshin-Awaji, de 1995.

Por isso, iniciou-se um movimento dentro da cidade para solucionar os problemas do idioma e da cultura dos estrangeiros, no caso de um desastre, onde o ponto crucial fica na comunicação entre eles. Dentro da província de Shiga, iniciou-se um trabalho de treinamento de pessoas que sejam bilíngues e possam contribuir nesse momento de emergência quando ocorrer o inesperado.

Brasileiros em Nagahama e na província

Os especialistas em prevenção de desastres explicaram aos estrangeiros de Nagahama a importância de transmitir as informações corretamente.

Esse workshop organizado pela Associação Internacional de Nagahama foi o primeiro de uma série, onde cerca de 20 estrangeiros participaram da mesa redonda para trocar ideias. Brasileiros e chineses, além de outras 3 nacionalidades deram as mãos para encontrar soluções no caso da ocorrência de um desastre.

A cidade de Nagahama tem a segunda maior concentração de estrangeiros residentes, com 2.971 pessoas, dados de dezembro de 2015. Ootsu, a capital, tem 3.948 estrangeiros.

De que países são os estrangeiros de Shiga

O total da população estrangeira é de 23.833 pessoas na província, sendo que a maioria é verde amarela, com 30%. Confira o ranking dos povos mais populosos abaixo:

  1. Brasil: 7.173
  2. Coreia do Sul e Coreia do Norte: 4.802
  3. China e Taiwan: 4.661
  4. Filipinas: 2.204
Fonte e foto: Yomiuri Online

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Província de Fukui doa kimonos de judô para crianças do exterior

Publicado em 19 de janeiro de 2017, em Sociedade

A população de Fukui enviou kimonos de judô como doação para crianças no exterior. Saiba mais.

imagem ilustrativa (Pixabay)

Para atender ao pedido de um integrante da JICA-Agência de Cooperação Internacional do Japão, a Associação Internacional de Fukui reuniu os kimonos de judô para doação.

Publicidade

Yasuharu Mizuno, nascido na província, e que atua nas atividades de divulgação dessa arte marcial japonesa em Madagascar, através dessa agência.

Ele conhece bem a realidade das crianças da região rural, carentes de recursos, onde tem se empenhado para ensinar o judô. Por elas, ele fez um pedido através da Associação Internacional da Província de Fukui, para aceitar doações de kimonos, no período de outubro a dezembro do ano passado.

O resultado dessa campanha é que conseguiram reunir 46 kimonos e além disso, as pessoas enviaram mensagens calorosas. “Meu filho usava quando estava no ginásio” ou “Tenho esperança que as crianças de Madagascar se tornem atletas respeitáveis”, escreveram os doadores.

As doações foram embaladas e enviadas este mês, com expectativa que cheguem no local em fevereiro, segundo o jornal Chunichi.

empacotamento dos kimonos realizado na Associação Internacional (Chunichi)

Fonte: Chunichi Shimbun
Fotos: Chunichi e Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão