Um total de 266 oficiais da polícia foram repreendidos por má conduta em 2016, queda de 27 em relação ao ano anterior, marcando o quarto ano consecutivo de declínio, de acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Polícia (NPA) na quinta-feira (26).
Do total, 192 foram penalizados em relação a suas vidas privadas, enquanto os restantes 74 foram punidos por má conduta profissional, segundo um relatório da agência.
Dentre as razões notáveis estavam o assédio sexual e outras questões de relacionamento, que totalizaram 94, e acidentes de tráfego e violações, com 36.
Dos que foram punidos, 39 foram demitidos e 60 foram suspensos. Um total de 118 tiveram redução salarial e 49 foram advertidos, segundo a agência.
Por província, Osaka ficou em primeiro lugar na lista, com 31 policiais punidos, incluindo 2 oficiais que foram advertidos após terem sido manchete nos jornais por terem feito insultas étnicas contra manifestantes de Okinawa durante um protesto antibase americana na província.
Fonte: Kyodo Imagem: Bank Image