Uma escassez de motoristas está levando empresas de distribuição de carga a mudarem de caminhões para ferrovias e navios no transporte de longa distância.
A Fukuyama Transporting está substituindo caminhões por trens de carga neste mês para envios entre Nagoia (Aichi) e Fukuoka (província homônima). A distância entre as duas cidades na central e oeste do Japão é de 600km. Os trens vão transportar a mesma quantidade diária de carga de 60 caminhões.
A empresa já vem usando trens de carga entre Tóquio e Osaka, assim como entre Tóquio e Hiroshima.
A Sagawa Express, empresa de entregas, começou a usar trens de passageiros para transporte de encomendas com início em abril, para lidar com a falta de motoristas. Contudo, o uso está limitado dentro da província de Niigata. A empresa planeja expandir o serviço a outras províncias.
A MOL Ferry mudou seu horário de partidas para a noite em uma de suas rotas de ferry neste mês. A rota conecta Ibaraki e Hokkaido.
A partida mais tardia permite aos distribuidores de Tóquio e cidades vizinhas colocarem seus caminhões de longo curso nas ferries no mesmo dia que coletam envios de seus clientes.
Fonte: NHK Imagem: Bank Image