O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu que as nações da América Latina cortem relações com a Coreia do Norte para isolar o país, visto que Pyongyang está acelerando seu desenvolvimento nuclear e de míssil.
Pence está visitando a América Latina. Na quarta-feira (16), ele realizou uma conferência de imprensa junto com a presidente chilena Michelle Bachelet após eles discutirem as questões de comércio bilateral, Coreia do Norte e Venezuela.
Pence disse que os EUA colocam grande importância no permanente isolamento diplomático do regime de Kim Jong-un.
Ele disse que os EUA pedem ao Chile, Brasil, México e Peru que rompam todos os laços diplomáticos e comerciais com a Coreia do Norte.
Pence revelou que pediu ao governo chileno que reclassificasse como produto de luxo o vinho que o país exporta, que seria banido sob as sanções das Nações Unidas contra a Coreia do Norte.
As resoluções das Nações Unidas não categorizam o vinho como um produto de luxo, mas muitos países têm proibido sua exportação para a Coreia do Norte.
A administração dos EUA enviou seus altos funcionários a países em todo o mundo a fim de pressionar as nações a não aceitarem trabalhadores norte-coreanos e cortar relações de negócios.
Fonte e imagem: NHK