A Coreia do Norte revelou nesta segunda-feira (25) cartas abertas que ela enviou a partidos políticos e parlamentos em alguns países, uma das quais diz que a chance de uma guerra nuclear está aumentando a todo momento devido aos recentes comentários feitos pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
As cartas foram enviadas separadamente no domingo (24) pelo Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia e pelo Comitê de Assuntos Estrangeiros da Assembleia Popular Suprema a partidos políticos e parlamentares em alguns países, divulgou a Agência Central de Notícias Coreana (KCNA).
A KCNA não especificou para quais países a carta havia sido enviada.
A carta denuncia os comentários de Trump declarando que se os EUA forem forçados a se defenderem ou seus aliados, eles “destruirão totalmente” a Coreia do Norte.
Segundo a reportagem divulgada pela Kyodo, citando a KCNA, a carta também defende os programas nuclear e de mísseis de Pyongyang como um meio de impedir uma invasão americana e acrescenta que a arrogância dos EUA está piorando sob a política “América em primeiro lugar” da administração de Trump.
Na carta aberta, o comitê central do partido recorreu a outros partidos políticos “que valorizam a independência, justiça e paz para virarem um só na ação conjunta e frente para frustrar as medidas imprudentes dos EUA de afundar o mundo em um desastre nuclear”.
Aparentemente, a carta visou um apoio de manifestação internacional enquanto a Coreia do Norte está sob crítica crescente por suas ações provocativas.
Fonte: Kyodo, NHK Imagem: NHK