Três dos porta-aviões nucleares da Marinha dos EUA planejam realizar um exercício conjunto no Oceano Pacífico oeste em meados de novembro, disseram fontes do exército americano ao Jiji Press.
A Marinha e as Forças de Autodefesa (FA) também estão organizando para que a FA participe dos exercícios, disseram as fontes.
De acordo com um alto militar dos EUA, um exercício com a participação de três porta-aviões é extremamente raro.
O exercício – que demonstrará as capacidades militares americanas e seu comprometimento com os laços entre EUA e Japão – será realizado como um alerta à Coreia do Norte, que continua com seu desenvolvimento nuclear e de míssil.
Espera-se que seja um evento de grande escala, visto que cada um dos três porta-aviões participantes – o USS Ronald Reagan, o USS Theodore Roosevelt e o USS Nimitz – vai liderar um grupo operador de ataque que inclui destróieres Aegis.
Em junho, o Reagan e o USS Carl Vinson, outro porta-aviões nuclear dos EUA, conduziram um exercício conjunto no Mar do Japão (East Sea) com as Forças de Autodefesa Marinha e Aérea.
Esse será o primeiro exercício conjunto que envolve três porta-aviões desde um similar no ano de 2007 em águas ao largo da costa de Guam.
Embora a localização do planejado exercício não esteja decidida, o exercício poderá ser realizado em águas próximas à península coreana, segundo fontes.
O presidente Donald Trump está prestes a visitar o Japão, China, Coreia do Sul, Vietnã e Filipinas entre os dias 5 e 13 de novembro.
Fontes disseram que é puro acaso que o exercício envolvendo os porta-aviões coincida com a visita de Trump às nações asiáticas.
Fonte: Japan Times Imagem: Wikimedia