A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse na terça-feira (14) que renunciará como líder do Party of Hope (Partido da Esperança) após o mau desempenho do partido novato, fundado por ela, nas eleições gerais realizadas no mês passado.
“Quero deixar assuntos políticos nacionais aos membros da assembleia. Eu fundei o partido, mas renunciarei como representante e apoiarei todos vocês de uma maneira apropriada”, disse Koike em uma reunião geral do partido durante a qual seu novo líder foi confirmado.
Koike será substituída por Yuichiro Tamaki, um legislador da câmara baixa que foi recentemente escolhido como co-líder do partido.
O partido escolheu Tamaki como seu líder parlamentar na semana passada após Koike ter dito que queria se concentrar em seu trabalho como governadora de Tóquio após o que ela descreveu como uma “derrota absoluta” na eleição geral.
Koike estabilizou seu partido político nacional na preparação para a eleição da Câmara dos Representantes em 22 de outubro, em um esforço de derrotar o primeiro-ministro Shinzo Abe e sua dominante coalizão.
Rumores sobre se tornar a primeira-ministra do Japão
Houve rumores de que a primeira governadora de Tóquio concorreria na eleição como um passo para se tornar a primeira-ministra do Japão.
Contudo, ela foi criticada por atuar como a líder do partido político nacional e governadora. Koike deixou o dominante Partido Liberal Democrático para concorrer na eleição governamental no ano passado.
O Partido da Esperança absorveu vários legisladores do Partido Democrático após o ex-líder Seiji Maehara ter decidido dissolver o então principal partido da oposição para permitir que seus membros concorressem como candidatos para o partido de Koike.
Contudo, Koike, aparentemente, alienou alguns eleitores quando ela disse que “excluiria” membros da esquerda cujas opiniões eram diferentes das dela sobre questões como segurança nacional e possível revisão da Constituição pacifista do Japão.
Fonte: Mainichi Imagem: ANN