Finlândia é o país mais feliz do mundo (imagem ilustrativa)
A Finlândia é o país mais feliz do mundo, de acordo com o mais recente Relatório Mundial da Felicidade.
Publicidade
A Noruega, vencedora no ano passado, ficou em segundo no relatório de 2018. Ela foi seguida pela Dinamarca, Islândia e Suíça.
O Relatório de Felicidade Mundial foi divulgado pela Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável para as Nações Unidas em 14 de março, dias antes do dia Mundial da Felicidade, em 20 de março.
O relatório classifica países sobre seis variáveis fundamentais que apoiam o bem-estar: renda, liberdade, confiança, expectativa de vida saudável, apoio social e generosidade.
A Finlândia também teve os imigrantes mais felizes, um foco especial no relatório deste ano.
A Holanda ficou em sexto lugar neste ano, seguida por Canadá, Nova Zelândia, Suécia e Austrália.
O Brasil ficou na 28ª posição e o Japão na 54ª.
Pessoas em Burundi são as menos felizes com suas vidas, de acordo com a pesquisa que envolveu 156 países, seguido pela República Central da África, Sudão do Sul, Tanzânia e Iémen.
Tudo começou em Butão
O pequeno país Butão, que ficou no 97º lugar no ranking, atraiu atenção para a felicidade como um método de medição para seu povo. O primeiro-ministro do país propôs um Dia Mundial da Felicidade às Nações Unidas em 2011, a qual criou um foco sobre felicidade internacional.
Um ano depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 20 de março como o Dia Mundial da Felicidade, reconhecendo a “relevância da felicidade e bem-estar como metas universais e aspirações nas vidas dos seres humanos em todo o mundo e a importância de seu reconhecimento nos objetivos da política pública”.
O recente relatório é o sexto a ser lançado desde 2012. Os rankings dos países mais felizes do mundo partem de uma análise de dados de pesquisas realizadas em 156 países entre 2015 a 2017. A análise de felicidade de imigrantes teve base em pesquisas de 117 países que cobriu os anos de 2005 a 2015.
Para ver a lista completa, toque aqui.
Fonte: CNN
Imagem: Bank Image