Finalmente o Castelo de Nagoia vai ter um Yoko-cho, ruas laterais com comércio local, sempre próximos aos castelos, templos e santuários xintoístas. Trata-se do Kinshachi Toko-cho, em referência às baleias douradas sobre o telhado do castelo.
O local foi aberto para a imprensa nesta segunda-feira (26), para anunciar a inauguração na próxima quinta (29). Vai ser uma mão na roda tanto para os turistas quanto para os visitantes locais. Nas proximidades do castelo não há variedade de restaurantes e cafés. Por isso, esse complexo vai ser atrativo para o público.
Esse yoko-cho foi projetado aos moldes dos que existiam no período Edo, com uma área chamada Yoshinao. A outra, com toque moderno, e de vidro, é chamada de Muneharu. Ambas levam nomes de personagens históricos.
Na área Yoshinao tem 12 locais para refeições e lembrancinhas, com pratos típicos de Nagoia, como o miso katsu ou hitsumabushi.
Já na área Muneharu são casas de espaguete e demais pastas, incluindo as japonesas.
O complexo funcionará por 12 horas, das 10h30 às 22h30. O Departamento de Turismo de Nagoia espera receber 2,8 milhões de visitantes por ano no Kinshachi Yoko-cho.
As ruas comerciais estão instaladas próximas à entrada principal e outra do lado leste. Toque no mapa para abrir o do Google Maps. É recomendável ir até lá usando transporte público pois não há estacionamento gratuito disponível. É preciso usar os estacionamentos privados.
Fontes e fotos: Chunichi e Nikkei