Os representantes do seikatsu hogo entraram com pedido de liberação de verba para a compra de aparelho ar-condicionado, no mês passado. O governo decidiu liberar até 50 mil ienes para os beneficiários do programa de acolhimento e bem-estar.
É a primeira vez que esse tipo de medida é tomada e está valendo desde o dia 1.º deste mês. O público alvo desse acréscimo no benefício é quem já está sendo favorecido desde abril deste ano, especialmente os idosos, as pessoas com deficiência, crianças e pessoas com algum tipo de doença.
Parte dos custos de compra e instalação será bancada pelo governo. Como muitas famílias protegidas por esse benefício tiveram insolação o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar notificou os municípios em 27 de junho deste ano. O governo arcará com 75% e o município com 25%.
Por outro lado, uma mãe solteira disse para a ANN que com o valor recebido atualmente não conseguiria cobrir o custo de consumo de energia elétrica do aparelho. “Mesmo tendo ar-condicionado não poderia usar”, apontou.
Fontes: Tokyo NP, Diamond e ANN
Foto: Diamond