As autoridades sanitárias da província de Gifu estão amargando uma fase difícil desde a descoberta da peste suína clássica em um criadouro na capital homônima. A descoberta foi na primeira quinzena de setembro e vem afetando os javalis silvestres.
No sábado (29) foram descobertos mais dois javalis silvestres mortos. Pela análise as autoridades sanitárias descobriram que foram infectados pela peste suína clássica, também chamada de cólera dos porcos.
Pela informação da província já foram encontrados 10 javalis mortos, todos diagnosticados com a cólera dos porcos.
Um deles foi encontrado na floresta a 10km do criadouro, dentro da área da cidade de Gifu, e outro a 4km, na cidade de Kakamigahara, em um terreno baldio. Ambos foram encontrados no mesmo dia, na sexta-feira (28). O resultado dos exames saiu no dia seguinte.
Oito dos javalis mortos foram encontrados no período de 13 a 27, sendo 7 dentro da cidade de Gifu e 1 em Kakamigahara.
A febre suína clássica é uma doença contagiosa. As autoridades de Gifu não informaram a origem da cólera dos porcos, uma vez que o Japão estaria livre dela.
As formas de transmissão estão alimentos ou água contaminados, também por contato com outros animais infectados ou uso de equipamentos sujos.
Fonte: CTV
Foto: PxHere