A economia japonesa encolheu no terceiro trimestre, visto que desastres naturais afetaram os gastos do consumidor e interromperam as exportações.
A economia teve uma contração anualizada de 1,2% entre julho a setembro, mostraram números preliminares.
Um terremoto e tufão devastadores estavam entre os desastres que atingiram o Japão neste ano, e provocaram uma contração maior do que a esperada.
A desaceleração também ocorre enquanto os EUA e a China estão em uma guerra comercial que pode afetar o comércio global e crescimento.
Economistas entrevistados pela Reuters haviam previsto uma contração de 1% para os três meses até setembro.
As exportações tiveram queda de 1,8% ante o trimestre anterior, o declínio mais rápido em mais de três anos, disse a Reuters.
O Japão sofreu vários desastres naturais no verão deste ano, incluindo uma das piores inundações em décadas, um terremoto e um tufão mortais.
Os desastres interromperam as operações de fábricas e atingiram os gastos domésticos.
Crescentes tensões comerciais e protecionismo poderiam ser um impedimento para o crescimento futuro.
A guerra comercial entre os EUA e a China poderia afetar o Japão duramente por causa de seu importante papel na rede de fornecimento global.
As exportações de autopeças, eletrônicos e maquinário industrial estão sob risco de interrupção se a batalha comercial se intensificar.
“As incertezas da guerra comercial começaram a aumentar, vemos uma desaceleração na Ásia e isso está gradualmente atingindo o Japão”, disse Kohei Iwahara, economista na Natixis Japan Securities, à AFP.
Fonte: BBC Imagem: Banco de imagens