Três das grandes empresas do setor de viagens e turismo estão com inspeção nos respectivos escritórios, na quarta-feira (10), suspeitas de violação do direito da concorrência. São a japonesa Rakuten, a Expedia Holdings e a Booking.com Japan, ambas do exterior com representação jurídica no Japão.
Elas oferecem serviços de reservas de passagens, hotéis e ryokan (hospedaria japonesa), além de aluguel de veículos, entre outros do setor de turismo.
São suspeitas de realizar contratos com as empresas do setor, como os hotéis, para não oferecerem serviços mais baratos em outros sites.
Com o aumento de turistas estrangeiros que visitam o Japão, é possível que as três empresas estejam ampliando as respectivas fatias no mercado. Estão sendo investigadas se não estão bloqueando os preços em relação à concorrência, a qual deve ser praticada com respeito, segundo a lei.
Segundo as fontes essas 3 empresas incluíam cláusulas aos hotéis para que oferecessem preços iguais ou inferiores dos publicados nas páginas web deles, somente para elas. Além disso, havia cláusula específica sobre a quantidade de apartamentos oferecidos.
Teriam ferido o direito antitruste que combate o monopólio. Autoridades da Alemanha, França e Inglaterra ordenaram, no passado, que a empresa Booking.com eliminasse essas cláusulas do contrato com as redes hoteleiras.
A diretriz da Comissão do Comércio Justo é analisar os documentos recolhidos para verificar se realmente foram praticadas transações injustas.
Fontes: JNN e Asahi