A comida de rua é um básico de muitos países. Mas isso significa que você deve comprar e consumir sua comida na rua?
Cidades no Japão estão tendo dificuldades em responder a essa questão, principalmente quando se fala em áreas turísticas populares.
Kamakura, na província de Kanagawa, é uma delas.
Em abril, a cidade emitiu um decreto oficial pedindo aos visitantes que não comam enquanto andam.
Uma das preocupações é do lixo gerado pelas embalagens e restos de comida, os quais podem atrair animais e fazer uma bagunça que os moradores locais terão que limpar.
Kamakura fica a cerca de 30Km ao sudoeste de Yokohama. Ela é lar para os templos mais conhecidos do país, assim como belas praias.
Um representante da cidade de Kamakura disse ao CNN que o decreto – o qual foi postado em áreas públicas – foi criado para aumentar a conscientização sobre a questão ao invés de penalizar os turistas. Não há multas ou convocações de pessoas que violam o pedido.
Em particular, a Komachi-dori, uma rua movimentada com muitas lojas, tem sido foco de atenção quando se fala em comer nas ruas.
A rua é uma parada em muitos tours gastronômicos, apesar de também ser uma área comercial.
O Japan Today divulga que 50.000 a 60.000 pessoas visitam a Komachi-dori todos os dias, o que é ainda mais impressionante quando você percebe que a rua tem somente 350 metros de extensão.
Muitos japoneses acreditam que não são boas maneiras andar ou realizar outras atividades físicas enquanto come porque isso significa que você não está apreciando a sua comida de forma adequada. Para alguns, essa crença tem suas raízes na 2ª Guerra Mundial, quando a comida era escassa e era algo para ser tratado como tesouro e não como algo casual.
O problema de turistas que comem nas ruas não é uma preocupação isolada no Japão.
Em Florença, na Itália, uma parte do centro da cidade tem uma proibição total “em comer nas calçadas, ruas e na frente de lojas e casas”. Não é só por causa de higiene – o lugar é uma parte da cidade extremamente movimentada e congestionada, e as pessoas que ficam sentadas nas calçadas atrapalham o fluxo de outras.
No caso de Florença a multa para isso é de 500 euros.
Fonte: CNN