A West Japan Railway disse na segunda-feira (10) que suspenderá o uso de latas de lixo e armários de moedas (coin locker) em todas as estações na província de Osaka durante a iminente cúpula do G20 por razões de segurança.
Para evitar que latas de lixo e armários sejam usados para ataques terroristas, a empresa suspenderá o uso deles por seis dias a partir de 24 de junho.
A cúpula será realizada em 28 e 29 deste mês com os presidentes dos EUA, China e Rússia dentre os líderes mundiais que participarão da reunião.
A empresa disse que pode manter o uso suspenso por mais dias se os cronogramas da cúpula e de seus participantes mudar.
Medidas similares serão tomadas por outros operadores ferroviários na região, assim como pela East Japan Railways que atende a região de Tóquio, enquanto a polícia planeja impor restrições rigorosas no tráfego.
O Grupo dos 20 é formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Fazem parte dele Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Turquia e União Europeia.
Fonte: Kyodo