À meia-noite e meia, já na quarta-feira (19) a Agência de Meteorologia do Japão explicou que, em consequência desse forte sismo, poderá ocorrer uma réplica de mesma intensidade 6, dentro de uma semana. Outras menores já estão ocorrendo.
Alertou sobre riscos de deslizamento em vários locais por causa do forte tremor.
Os entrevistados das emissoras de tevê japonesa afirmaram que sentiram um forte tremor na lateral, o qual durou cerca de 2 a 3 minutos.
Nas duas províncias onde a intensidade do sismo foi mais alta – Yamagata e Niigata – há registro de 13 pessoas feridas, nenhuma em estado comprometedor. Nas demais províncias, 2 pessoas.
Quase todos os apagões ocorridos logo após os tremores que afetaram cerca de 9,3 mil locais já foram solucionados até as 7h de quarta-feira (19).
Tsunami e deslizamento
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca informou que até as 7h não foram constatados danos em decorrência do tsunami. Tampouco ocorreu rompimento dos reservatórios da água para agricultura ou deslizamentos.
Em Tsuruoka (Yamagata), onde a intensidade sísmica foi de 6, foram observados danos em diversos telhados das casas, além de uma instalação de sumô que desabou.
Na cidade foram constatadas fendas no chão, de onde subiu água. Um veículo ficou encalhado no estacionamento pelo barro.
Fontes: NHK e ANN