Em várias cidades do Japão as pessoas registraram uma imensa faixa azul no céu, no horário do pôr do sol, no domingo (4). Nas redes sociais os comentários foram de “será prenúncio de um terremoto?”.
Coincidentemente no dia seguinte ocorreu um de intensidade 5 na região Tohoku.
A faixa azul foi flagrada em Mie, Osaka, Kanagawa, em ampla área do arquipélago.
A reportagem da JNN foi ouvir um especialista na segunda-feira (5) para explicar sobre essa incógnita. Kentaro Araki, do Centro de Pesquisa da Agência de Meteorologia do Japão, explicou.
“Esses fenômenos são chamados de raio crepuscular e outro, o visto em Mie, de ponta a ponta, é o raio anticrepuscular”, desvendando o mistério. E também disse que não há nenhuma relação com a ocorrência de terremoto.
Essa coluna vista por várias pessoas é de ar iluminado pelo sol, através de uma abertura nas nuvens, formando o chamado raio crepuscular. Já no caso do anticrepuscular, ocorre do lado oposto ao sol.
O especialista ainda explicou que esse fenômeno é considerado belo em várias partes do mundo e tem um nome popular interessante, de escada dos anjos. Embora o calor intenso continue essa “magia da luz” pode ser vista com uma certa frequência nos crepúsculos do verão.
Veja alguns Tweets.
夕方、西の空から東の空に青い帯が架かって足を止めました。 pic.twitter.com/CuZ0osE0uo
— 李下に冠 (@cXD8R2pzREn1M6L) August 4, 2019
散歩行ってきた。西の空から東の空まで青い帯が繋がっていた。 pic.twitter.com/dmS6WtjPvW
— うさぎ (@usa_m) August 4, 2019
Fonte: JNN