Quando Tetsuya Inoue de 27 anos começou a gerenciar o Asahi Ryokan – um hotel no estilo japonês de propriedade de sua avó em Fukuoka – ele ficou pensando em como poderia melhorar o negócio na nova economia.
Após um YouTuber britânico ter passado por uma livestream (transmissão de vídeo na internet) em grande parte de sua estada na pousada, Inoue teve uma ideia – e se ele pudesse usar a web para trazer um novo público e um novo fluxo de lucro?
Agora, hóspedes que vão ao Asahi Ryokan têm a opção de pagar somente ¥100 (cerca de 1 dólar) por noite para ficar no quarto número 8 – se eles concordarem em ter sua estada inteira transmitida ao vivo.
Dito isso, há restrições sobre como a transmissão funciona. Inoue explica ao CNN Travel que o feed é somente vídeo, então os hóspedes terão privacidade em suas conversas ou chamadas por telefone. Seu canal no YouTube é chamado One Dollar Hotel.
Os hóspedes podem apagar as luzes e a área do banheiro está fora do alcance da câmera.
“Esse é um ryokan muito antigo e eu estava buscando um novo modelo de negócios”, diz Inoue, que começou a gerenciar o hotel no ano passado. “Nosso hotel está no lado mais barato, então precisamos adicionar valor, algo especial de que todos vão falar”.
Antes da ideia criativa de Inoue, o quarto de número 8 era o menos popular. Agora, muitos hóspedes jovens que estão buscando economizar dinheiro enquanto viajam no Japão estão abertos ao conceito de quarto de 1 dólar.
“Os jovens hoje em dia não se importam muito com a privacidade”, acrescenta Inoue. “Alguns deles dizem que está Ok serem assistidos por apenas um dia”.
Fonte: CNN Travel