Um motorista de táxi que se recuperou do novo coronavírus após contraí-lo de turistas chineses disse na quarta-feira (5) que queria encorajar a cidade de Wuhan, o epicentro do surto, a continuar lutando contra o vírus.
“Eu assistia aos noticiários todos os dias do quarto onde fui colocado em quarentena e envio meu apoio a Wuhan”, disse o motorista de 50 anos, que usava uma máscaras cirúrgica para esconder sua identidade em uma coletiva de imprensa.
“Mesmo eu consegui combater o vírus, então vocês também podem”, disse o motorista quando recebeu alta do hospital.
O motorista foi por conta ao hospital após perceber que estava tossindo muito. Ele foi identificado na Tailândia como o primeiro caso de transmissão entre pessoas em 31 de janeiro.
Com 25 casos, a Tailândia é um dos países que teve o maior número de infecções além da China. Nove pessoas se recuperaram e 16 pacientes estão em tratamento. O vírus já matou cerca de 500 pessoas, quase todas elas na China.
“Quando eu descobri que tinha o vírus eu chorei, porque tenho que cuidar da minha família”, disse o motorista.
“Mas eu não tenho um sentimento ruim contra turistas ou chineses. Sou motorista de táxi, e dependo dos turistas para ganhar meu sustento”.
A Tailândia recebeu cerca de 11 milhões de turistas da China no ano passado.
Os médicos elogiaram o motorista por parar de trabalhar e ir ao hospital assim que começou a se sentir mal. Todos de sua família testaram negativo para o vírus.
‘คนขับแท็กซี่’ ซึ่งป่วยติดเชื้อ #ไวรัสโคโรนาสายพันธุ์ใหม่2019 รายแรกในไทย หายป่วยแล้ว ร่างกายแข็งแรง และกลับมาใช้ชีวิตตามปกติ วอนเพื่อนร่วมอาชีพ ใส่ #หน้ากากอนามัย ทุกครั้งที่จับพวงมาลัย เพื่อป้องกันการรับและแพร่เชื้อโรค ยอมรับ “ร้องไห้” เมื่อรู้ว่าติดเชื้อ เพราะห่วงครอบครัว pic.twitter.com/tbWJJhHS0C
— Weeranan | วีรนันต์ กัณหา (@weeranan) February 5, 2020
Fonte: Asahi