Uma fundação administrada pelo fundador do Grupo Alibaba Jack Ma doou 1 milhão de máscaras ao Japão em 3 de março para prevenir a propagação do novo coronavírus.
A ação é vista como uma medida de retorno após o Japão ter oferecido amplo suporte à China por causa do surto do vírus. O magnata chinês do e-commerce faz visitas frequentes ao Japão para dar palestras e se encontrar com líderes de negócios no país, os quais ele já conhece há muito tempo.
Ma publicou uma mensagem sobre sua decisão, dizendo, “os japoneses deram apoio à China ao enviar itens incluindo máscaras e vestimentas de proteção várias vezes quando uma escassez de recursos médicos atingiu o pico no país”.
As máscaras doadas não são para uso do público em geral. Uma associação privada que administrará as máscaras doadas no Japão as distribuirá a instituições médicas que sofrem com a falta do acessório após se consultar com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e outras organizações.
A Embaixada Chinesa no Japão também anunciou em 29 de fevereiro via Twitter que oferecerá 100 mil máscaras e 5 mil vestimentas de proteção, assim como kits de diagnóstico.
Fonte: Mainichi