A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ está pedindo às pessoas na região Kyushu, sudoeste do Japão, que fiquem em alerta máximo para inundações e deslizamentos, visto que a chuva forte continua.
Aguaceiros localizados estão atingindo as províncias de Kagoshima e Miyazaki, após volumes recordes de chuva terem causado o caos na vizinha Kumamoto no fim de semana.
A chuva torrencial continuou em Kumamoto nesta segunda-feira.
A AMJ disse que atmosfera ficou instável, devido a uma frente estacionária que se estende do oeste ao leste do Japão.
Nuvens de chuva que se formaram continuam a fluir para Kyushu. A AMJ alerta sobre mais chuva e deslizamentos em algumas áreas das províncias de Kumamoto, Kagoshima, Miyazaki e Saga, e em outros lugares.
Análises de radar mostram que cerca de 120mm de chuva caíram no período de 1 hora entre as 6h10 e 7h10 em ou perto de Kushima, na província de Miyazaki. A AMJ emitiu uma alerta de volume recorde de chuva na área.
Quarenta e oito milímetros de chuva foram registrados em Shibushi, na província de Kagoshima, entre as 9h e 10h.
Em Kanoya, na província de Kagoshima, 457mm de chuva caíram entre 10h de domingo (5) e 10h desta segunda-feira (6). O volume de precipitação excedeu a média para julho em muitos lugares na província.
A AMJ disse que os níveis do rio estão aumentando para perigosos em Kumamoto, Kagoshima e Miyazaki. O Rio Honjo em Kushima transbordou.
A agência está alertando que a frente continuará ativa até terça-feira (7) e causará chuva intensa em amplas áreas do oeste ao nordeste do arquipélago.
Aguaceiros localizados provavelmente serão vistos em Kumamoto até a manhã de terça-feira.
A precipitação máxima ao longo das 24 horas até a terça-feira deve ser de 300m em Shikoku e 250mm no norte de Kyushu, assim como nas regiões Kinki e Tokai.
Até 200mm de chuva estão previstos para a região Kanto-Koshin, e 180mm para o sul de Kyushu, Chugoku e Hokuriku. Cem milímetros de chuva estão previstos para Tohoku.
A frente permanecerá em Honshu até a quarta-feira (8) e trará mais chuva.
As chuvas já deixaram o solo mais sensível em amplas áreas de Kyushu e a AMJ pede às pessoas que fiquem alerta contra deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.
Fonte: NHK