Com as chuvas torrenciais desde sexta-feira (3) as províncias de Gifu e Nagano estão sob alerta máximo desde a manhã quarta-feira (8). O Rio Hida transbordou causando inundação na cidade de Gero (Gifu).
Na área de Maze em Gero ocorreu um deslizamento, o qual bloqueou a estrada de acesso e 400 famílias ficaram ilhadas. Na cidade 694 famílias estão no abrigo.
Desde as 6h os residentes de Takayama, Nakatsugawa, Ena, Hida, Gujo e Gero estão sob alerta de nível 5. As demais cidades da província estão sob alerta de nível 4 por causa da chuva muito intensa.
Em Nagano as cidades de Matsumoto, Azumino, área de Norikukamikochi, Ina e os vilarejos da região sul da província estão sob alerta de nível 5.
Segundo coletiva de imprensa dos representantes da AMJ, às 11h, a informação é de que o alerta máximo em Gifu e Nagano poderá ser rebaixado para 4, mas continua exigindo cautela da população por causa dos riscos de desastre.
Na região de Tokai a chuva cai intermitentemente desde sexta-feira, de forma incomum, especialmente em Gifu. Nas 24h até 7h de quarta-feira a precipitação foi de 403mm em em Gero e 272mm em Funayama.
Para conferir informações atualizadas com frequência, em japonês, acesse a página web da AMJ: http://www.jma.go.jp/jp/warn/. Selecione a província e verifique a situação em cada cidade.
Às 10h58 Gifu e Nagano estão sinalizadas em preto, o que indica nível 5 de alerta, e há diversas províncias em roxo, alerta nível 4.
→ Atualização → Às 11h40 a AMJ mudou o alerta em Gifu e Nagano para nível 4. Embora a chuva torrencial tenha cessado ainda há risco de deslizamentos e inundações.
Para compreender os níveis de alerta com mais informações no Portal Mie, toque aqui.
Fontes: AMJ, CBC TV, ANN e NHK