O vulcão Kilauea na Big Island do Havaí entrou em erupção, disse o Serviço Geológico dos EUA – USGS.
A erupção começou no fim de domingo (20) dentro da cratera Halema’uma’u. O vulcão fica no Hawaii Volcanoes National Park
Um terremoto de magnitude 4,4 ocorreu cerca de 1 hora após o vulcão começar a entrar em erupção.
Até a 1h, oficiais do USGS disseram ao Hawaii News Now que havia fontes de lava jorrando a cerca de 50 metros de altura e alimentando um lago de lava crescente dentro da cratera que costumava armazenar água.
David Phillips, porta-voz do Observatório de Vulcão Havaiano, disse que a agência estava monitorando a situação.
View from the western rim of Kīlauea Caldera. Lava is erupting from a fissure in the NW wall of Halemaʻumaʻu crater and cascading into the deepest part of the crater, which had been occupied by a water lake (now replaced with a growing lava lake). pic.twitter.com/VKIFA1Npr0
— USGS Volcanoes🌋 (@USGSVolcanoes) December 21, 2020
O USGS disse que recebeu mais de 500 relatos de pessoas que sentiram o terremoto, mas danos significantes a prédios ou estruturas não era esperados.
Uma orientação foi emitida pelo Serviço Nacional do Clima em Honolulu, alertando sobre cinzas caindo do vulcão. Exposição excessiva a cinza é um irritante para o olhos e sistema respiratório. Depois, a agência disse que a última erupção estava abrandando e uma “nuvem de vapor de baixo nível” estava persistindo na área.
O Kilauea entrou em erupção no ano de 2018, destruindo mais de 700 casas e liberando lava suficiente para preencher 320 mil piscinas de tamanho Olímpico.
Uma área de mais da metade de Manhattan ficou sob 24 metros abaixo do que agora é lava endurecida. A lava fluiu ao longo de 4 meses.
Fonte: Mainichi