A Honda Motor vai paralisar 5 fábricas nos EUA e Canadá por 1 semana a partir de 22 de março, soube o Nikkei na terça-feira (16).
A decisão ocorre em meio à contínua escassez de semicondutores, assim como atrasos no envio de produtos da Ásia, disseram oficiais da Honda.
A suspensão de produção será um contratempo para a montadora japonesa, visto que a companhia perderá uma oportunidade de aproveitar a recuperação da demanda nos EUA.
Plantas em Ohio, Indiana, Alabama e na província canadense de Ontário devem ser paralisadas. A Honda não revelou sobre o impacto na produção.
A paralisação seguirá um corte de produção em 4 fábricas norte-americanas no mês de janeiro em meio à escassez global de semicondutores. Essa é a primeira vez, entretanto, que tantas fábricas tiveram as operações suspensas ao mesmo tempo.
Grande congestionamento em portos da costa oeste dos EUA em decorrência do aumento de importações de peças asiáticas também causou as paralisações.
Também afetando a rede de fornecimento estão as interrupções de produção de fabricantes de componentes sediadas nos EUA após uma severa tempestade de inverno em fevereiro e apagões no Texas.
Fonte: Asia Nikkei