A forte chuva causou um deslizamento que atingiu a casa de uma família em Nagano, matando 3 pessoas (NHK)
Uma mãe e seus dois filhos morreram e outras duas pessoas ficaram feridas no domingo (15) quando aparentemente uma casa foi atingida por um deslizamento na província de Nagano, enquanto a chuva forte continuou a afetar amplas áreas do país.
Publicidade
Um bombeiro patrulhando a área em Okaya por volta das 5h30 chamou os serviços de emergência após ver a casa repleta de terra e areia, e pessoas presas no segundo andar. De acordo com o departamento de incêndio local, 5 das 8 pessoas na casa naquele momento foram levadas ao hospital.
Os três que foram encontrados sem sinais vitais e suas mortes confirmadas posteriormente eram Yuki Makibuchi de 41 anos e seus dois filhos, Haruki de 12 e Naoki de 7, disseram funcionários da prefeitura.
Um outro adolescente e um homem na faixa dos 40 anos foram levados para o hospital com ferimentos leves após sedimentos de uma montanha atrás da casa provavelmente terem atingido o segundo andar.
A prefeitura informou que o deslizamento ocorreu antes de ter emitido uma ordem de evacuação às 6h, acrescentando que planeja investigar se o tempo da ordem foi apropriado. Em 2006, um deslizamento ocorreu em uma outra parte da cidade, matando 8 pessoas.
Também em Nagano, uma estrada no vilarejo de Otaki afundou por causa da forte chuva, deixando 14 pessoas de 9 residências presas em um de seus distritos, disse o governo provincial. Ela planeja resgatá-los de helicóptero na segunda-feira (16) após o tempo melhorar.
A chuva torrencial continuou afetando o oeste e leste do Japão, principalmente o lado do Pacífico, devido a uma frente estacionária que deve continuar parada até a sexta-feira (20).
O Ministério da Terra confirmou 44 deslizamentos em 15 províncias e 36 transbordamentos de rios em outras 9, causados pelas forte chuvas.
Fonte: News and Culture