O Ministério da Saúde do Japão elevou o nível de alerta contra possíveis infecções comunitárias pela variante ômicron do coronavírus, endurecendo controles de fronteira e lançando testes de verificação para a nova cepa.
Dois casos de infecção pela ômicron descobertos no Japão foram detectados na quarentena de aeroporto. Entretanto, especialistas não podem descartar a possibilidade da variante ser encontrada nas comunidades.
Infecções pela ômicron foram confirmadas para um diplomata da Namíbia e um homem que chegou do Peru. Após ambos terem testado positivo nas verificações no Aeroporto de Narita em Chiba, a variante ômicron foi detectada em análise genética feita pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID.
Sob as regras anteriores do Ministério da Saúde, passageiros de avião sentados na mesma fileira que um indivíduo infectado, assim como aqueles nas duas fileiras imediatamente à frente e atrás, vinham sendo considerados como contatos próximos.
Efetiva em 30 de novembro, quando a infecção do diplomata da Namíbia pela ômicron foi detectada, o ministério revisou a política e designou todos os passageiros do avião transportando um indivíduo que testou positivo para a ômicron.
Fonte: Nippon