Por volta das 8h50 de segunda-feira (3), um policial na operação de resgate encontrou o homem que estava em perigo, perto da 9.ª estação, entrada de Gotenba (Shizuoka), do Monte Fuji.
Foi levado de helicóptero para o hospital, onde a morte foi confirmada. A delegacia está investigando a identidade e as circunstâncias da morte, presumindo que ele teve queda da trilha. Aparenta ter idade na faixa dos 40.
Segundo a polícia, outro alpinista que percebeu que o homem estava em perigo ligou para o 119 na manhã de domingo (2). É provável que tenha escorregado da trilha, a 200 metros do cume.
A busca de helicóptero foi iniciada, mas encerrada temporariamente na noite do mesmo dia e retomada na madrugada do dia seguinte. No momento da descoberta, ele já estava inconsciente.
De acordo com o Conselho de Promoção do Uso Adequado do Monte Fuji, criado pelo Ministério do Meio Ambiente e os governos das províncias, o local está atualmente fechado.
De acordo com a página inicial do conselho, escalar durante a temporada de neve apresenta um risco extremamente alto, e na 7.ª estação e acima, “existe o risco de cair ou escorregar na camada de gelo”.
Fontes: FNN e Sankei