O governo aprovou na quarta-feira (19) a aplicação das medidas prioritárias para evitar a propagação da infecção pelo coronavírus em 13 províncias, no período de 21 de janeiro a 13 de fevereiro. Nessas foram incluídas Aichi, Gifu e Mie.
Os pedidos em comum são reforçar os cuidados preventivos, evitar se deslocar para outra província sem necessidade ou urgência e que ao saírem para jantar fora ou beber, que seja em grupo pequeno de 4 pessoas.
Aichi
Em relação à aplicação das medidas prioritárias, o governo local decidiu que será em todas as cidades, exceto em Shitara, Toei e Toyone, onde o número de novos casos é zero na sexta onda.
Servir ou não bebidas alcoólicas nos estabelecimentos vai depender se tem o certificado Aichi Standard. Os que possuem podem servir mas devem fechar às 20h.
Os que não são certificados não podem servir e devem fechar no mesmo horário. Em ambos os casos o governo pagará uma compensação.
Gifu
O governo de Gifu solicita aos restaurantes e bares de toda a província que reduzam o horário comercial, para fechar às 20h e que parem de servir bebidas alcoólicas.
Mie
O alvo de aplicação é limitado às cidades com elevado número de casos de infecção pelo coronavírus, como Tsu, Yokkaichi, Kuwana, Matsusaka, Ise, Suzuka e outras, no total de 12.
Aos estabelecimentos que servem drinks com álcool há solicitação para encerrar o expediente mais cedo, às 20h ou 21h, dependendo se é certificado ou não.
Os que optarem por fechar às 20h não poderão servir bebidas alcoólicas.
Fontes: CTV e Nagoya TV