Ilustrativa (banco de imagens)
Mais de 2 mil civis ucranianos foram mortos até agora durante a invasão russa em andamento, disse o Serviço de Estado de Emergência da Ucrânia – SEEU- na quarta-feira (2).
Publicidade
“Mais de 2 mil ucranianos morreram, sem contar nossos defensores”, disse o serviço em uma declaração.
“Crianças, mulheres e nossas forças de defesa estão perdendo suas vidas a cada hora”, acrescentou a declaração.
De acordo com o serviço, certas infraestruturas de transporte, casas, hospitais e jardins de infância foram “destruídos” por forças russas nos últimos 7 dias.
Enquanto isso, o número das Nações Unidas de mortes de civis reportada é bem menor do que “os mais de 2 mil”, embora a organização tenha advertido que o número real é provavelmente “bem maior”.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos disse na terça-feira (1º) que mais de 500 vítimas civis haviam sido reportadas na Ucrânia pela organização – incluindo pelo menos 136 civis mortos e 400 civis feridos.
“A maioria dessas fatalidades foram causadas pelo uso de armas explosivas com uma ampla área de impacto, incluindo o bombardeio a partir de artilharia pesada e vários sistemas de lançamentos de mísseis e ataques aéreos”, disse o escritório das Nações Unidas em uma declaração na terça-feira.
“Essas são apenas as fatalidades que conseguimos verificar, e o número real é provavelmente bem maior”.
Fonte: CNN