A declaração relevante foi feita pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), de que mais de 1 milhão de crianças acompanhadas de seus familiares fugiram da Ucrânia.
“O número de crianças em movimento é impressionante, uma indicação de quão desesperadora é a situação para crianças e famílias na Ucrânia. As crianças estão deixando tudo o que sabem para trás em busca de segurança. Isso é de partir o coração“, disse o Diretor Regional do UNICEF para Europa e Ásia Central, Afshan Khan.
Ele disse que as equipes do UNICEF vão entregar suprimentos médicos a 22 hospitais em cinco áreas afetadas por conflitos na Ucrânia para beneficiar 20 mil crianças e mães.
Seis caminhões carregados com cerca de 70 toneladas de suprimentos já chegaram à Ucrânia, incluindo equipamentos de proteção individual, kits médicos, cirúrgicos e obstétricos. Suprimentos adicionais estão a caminho de Copenhague e da Turquia e devem chegar nos próximos dias.
Essa situação foi causada pelo ataque da Rússia, desde 24 de fevereiro, com bombardeios nas cidades da Ucrânia, matando civis e militares, explodindo hospitais, escolas, prédios residenciais e tudo o que encontram pela frente.
As pessoas que não saíram do país estão sendo evacuadas para outras cidades mais seguras.
Fonte: Ukrinform