EUA alertam China contra apoio à Rússia

Os EUA dizem que se a China violar sanções, ou de outra forma apoiar esforços de guerra, ela enfrentará consequências significativas.

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan (à esq.) e o principal diplomata de Pequim, Yang Jiechi (à dir.) – NHK

Os EUA estão alertando a China a não dar suporte à Rússia. O país tem a preocupação de que a superpotência asiática possa comprometer os esforços globais de trazer paz para a Ucrânia ao ajudar a Rússia a driblar uma onda sem precedentes de sanções.

Publicidade

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, se encontrou com o principal diplomata de Pequim, Yang Jiechi, na segunda-feira (14) em Roma, na Itália. As conversas face a face ocorreram em meio a reportagens de que a Rússia havia pedido auxílio militar à China.

A Casa Branca diz que Sullivan levantou várias questões sobre a relação dos EUA com a China e que houve discussões substanciais sobre a “guerra” da Rússia contra a Ucrânia.

Os EUA dizem que se a China violar sanções, ou de outra forma apoiar esforços de guerra, ela enfrentará consequências significativas.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, antes havia acusado os americanos de espalharem desinformação, chamando suas afirmações de “maliciosas”.

“A posição da China é consistente e clara. Temos representado um papel construtivo em promover negociações de paz”, disse ele.

O presidente Xi Jinping disse a líderes europeus que os chineses estavam prontos para oferecer auxílio humanitário para a Ucrânia.

Mas líderes chineses se recusaram a chamar os ataques russos de invasão e criticaram sanções do Ocidente.

Enquanto isso, vários sites de notícias nos EUA estão divulgando que o presidente Joe Biden poderia viajar para a Europa nas próximas semanas.

Aparentemente, autoridades estão buscando organizar uma reunião com líderes da OTAN em Bruxelas, visto que forças russas chegam perto da fronteira com a Polônia.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Ameaça nuclear’ é de ‘arrepiar os ossos’, disse secretário da ONU

Publicado em 15 de março de 2022, em Notícias do Mundo

Ele alertou o mundo em uma coletiva de imprensa, em relação à ‘ameaça nuclear’, a qual poderá causar uma crise mundial de fome.

Secretário-geral da ONU em coletiva de imprensa na segunda-feira (ONU)

António Guterres, secretário-geral da ONU-Organização das Nações Unidas, falou em coletiva de imprensa, em Nova Iorque, EUA, sobre a situação da Ucrânia, observando que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que a dissuasão fosse elevada a alertas especiais com as forças nucleares em mente. Clamou pelo cessar-fogo imediato.

Publicidade

 “Aumentar o nível de alerta das forças nucleares russas é um desenvolvimento de arrepiar os ossos” e que a perspectiva de um “conflito nuclear, antes impensável, agora está de volta ao reino das possibilidades“, disse.

“Estamos em contato próximo com países como China, França, Alemanha, Índia, Israel e Turquia para mediar o fim desta guerra. Nunca é tarde para diplomacia e diálogo”, disse sobre a situação. E enfatizou que as Nações Unidas farão tudo o que estiver ao seu alcance para resolver a situação.

“Devemos fazer todo o possível para evitar um furacão de fome e um colapso do sistema alimentar global. Além disso, estamos vendo evidências claras de que essa guerra está drenando recursos e atenção de outros pontos problemáticos em necessidade desesperada”, apontou.

Mais 40 milhões de dólares para Ucrânia

A Ucrânia está sendo “dizimada diante dos olhos do mundo” com a ofensiva militar da Rússia contra civis “atingindo proporções aterrorizantes”, disse o chefe da ONU na segunda-feira.

Anunciou que contribuirá com 40 milhões de dólares adicionais, o equivalente a 4,7 bilhões de ienes como assistência humanitária, do Fundo Central de Resposta de Emergência. O povo ucraniano está com escassez de água, de alimentos e de medicamentos por causa dessa invasão russa.

Fontes: ANN, NHK e ONU

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!