Volodymyr Zelenksy fez uma aparição virtual na cerimônia de abertura do Festival de Filmes de Cannes.
O presidente ucraniano apareceu por link de vídeo na abertura para o 75º evento anual no Palais des Festivals, em Cannes, na França, na terça-feira (17).
Falando de Kiev enquanto a invasão russa na Ucrânia continua, Zelensky disse aos participantes que é “necessário que o cinema não fique em silêncio”.
Em seu discurso, que foi traduzido ao vivo para francês, Zelensky disse aos cineastas que eles não podiam ser complacentes enquanto a guerra persistia.
Ele também citou o filme de 1940 de Charles Chaplin, “O Grande Ditador”, dizendo: “O ódio dos homens passará e os ditadores morrerão, e o poder que eles tiraram das pessoas retornará para as pessoas. E enquanto os homens morrerem, a liberdade nunca perecerá”.
“Em 24 de fevereiro, a Rússia começou uma guerra de grande proporção contra a Ucrânia com a intenção de ir mais longe na Europa”, disse Zelensky. “Centenas de pessoas morrem todos os dias. Elas não vão se levantar após as palmas finais”.
“O cinema ficará em silêncio ou falará sobre isso? Se há um ditador, se há uma guerra por liberdade, novamente, tudo depende de nossa união.
“Tenho certeza que o ditador perderá… Glória à Ucrânia”, encerrando seu discurso.
Antes de ser político, Zelensky era comediante e ator que deu voz ao urso Paddington quando o filme foi lançado na Ucrânia.
Fonte: The Independent