A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pedindo aos países que fiquem em alerta contra a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês e サル痘 saruto, em japonês), uma doença infecciosa raramente encontrada fora da África, citando relatos de surtos ocasionais no Ocidente.
Uma série de novos casos de varíola dos macacos, uma doença viral, foi reportada no Reino Unido, EUA e outros países ocidentais em maio.
As autoridades da saúde do Reino Unido anunciaram na sexta-feira (20) que confirmaram mais 11 novos casos. Alemanha e Holanda também reportaram ocorrências.
A OMS disse em uma declaração emitida na sexta-feira que havia cerca de 80 casos confirmados em 11 países até agora, e que mais provavelmente serão reportados com a expansão da vigilância.
A organização disse que “está trabalhando com os países afetados e outros para expandir a vigilância da doença a fim de encontrar e dar apoio às pessoas que podem estar afetadas, e fornecer orientações sobre como administrar a doença”.
O Escritório Regional da OMS para a Europa diz que como as pessoas entram na temporada de verão na região da Europa, com encontros em massa, festivais e festas, o escritório está preocupado que a transmissão poderia acelerar.
Ele diz que, embora a maioria dos casos atualmente sob investigação na Europa seja até agora leve, a doença pode ser mais severa, principalmente em crianças pequenas, gestantes e indivíduos que são imunocomprometidos.
Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e erupções cutâneas começando pelo rosto e se espalhando para o resto do corpo.
Fonte: NHK