Depois do tufão Chaba, o terceiro e único de junho, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a formação do quarto do ano, chamado de Aere, nome atribuído pelos Estados Unidos, o que significa tempestade no idioma das Ilhas Marshall.
O Aere, primeiro tufão de julho, se formou às 10h31 de sexta-feira (1.º), no Oceano Pacífico, ao sul do Japão, tem pressão atmosférica central de 1.002hPa, velocidade máxima do vento de 25m/s e raios de 330km a leste e 220km a oeste.
No sábado (2) deverá passar próximo às Ilhas Minami Daito e no dia seguinte, domingo (3), de manhã, sobre Naha, a capital de Okinawa. A província já está sob chuva. Mas à medida que o tufão Aere se aproxima o arquipélago deverá ter chuvas torrenciais e tempestade, causando risco de desastres como deslizamentos.
Depois, a previsão é que se mova em sentido ao norte, pelo Mar da China Meridional e afete uma parte de Kyushu, mas ainda não se pode afirmar como será seu curso.
No entanto, pela sua influência, os dias ensolarados poderão mudar para chuva, em Kyushu, Shikoku e outras regiões, entre 5 e 6, por isso, a recomendação é ficar atento ao seu movimento.
Fontes: AMJ, News Digest e WeatherNews