O presidente russo Vladimir Putin culpou nações ocidentais por aumentos nos preços de energia, dois dias antes da retomada programada dos fornecimentos de gás natural russo para a Alemanha.
Após uma reunião com líderes do Irã e Turquia na terça-feira (19) no Teerã, Putin falou com a mídia sobre o gasoduto Nord Stream, que conduz gás natural russo para a Alemanha.
A gigante estatal russa de energia, a Gazprom, que opera o gasoduto, desativou a tubulação em 11 de julho, dizendo que ela ficaria fechada para reparos até a quinta-feira (21).
Autoridades alemãs estão preocupadas de que a Rússia possa não abri-la como programado em retaliação às sanções de Berlim contra Moscou.
Putin não mencionou se o gasoduto reabrirá, mas culpou nações ocidentais por “buscarem desviar responsabilidade pelos seus próprios erros na política de energia sobre a Rússia e sobre a Gazprom”.
O presidente disse que a “Gazprom sempre cumpriu, cumpre e cumprirá todas as suas responsabilidades”. Ele disse que mais sanções por parte do Ocidente levariam apenas a mais aumentos de preços.
Fonte: NHK