A Bavarian Nordic, a companhia dinamarquesa responsável pela vacina que está sendo usada para deter o surto global da varíola dos macacos, está em negociações para expandir potencialmente a capacidade de produção, disse o CEO da empresa na segunda-feira (25).
A fabricante de vacinas sediada em Copenhague tem um produto com a marca Jynneos, Imvamune ou Imvanex, dependendo da geografia, e que tem validação dos EUA e da Europa para proteger contra a varíola dos macacos.
A Bavarian tem uma capacidade de produção anual de 30 milhões de doses, incluindo a vacina contra a varíola dos macacos e outras que ela produz.
Ela pode atender a demanda de dezenas de milhões de doses para a vacina contra a varíola dos macacos, disse o chefe executivo Paul Chaplin em uma entrevista junto à agência de notícias Reuters, mas está trabalhando com uma fabricante por contrato sediada nos EUA para expandir sua capacidade de produção.
Casos da doença viral geralmente leve aumentaram para mais de 16 mil em cerca de 75 nações, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) no sábado (23), quando ela declarou o surto uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
Fonte: Channel News Asia