Com o calor muitas pessoas querem ir à praia para desfrutar do feriado de Obon, época que os japoneses voltam às terras natais para visitar os túmulos ou unir as mãos para orar pelos antepassados no oratório em casa.
Há várias opções de lazer no verão como acampar, ir ao rio ou à piscina, mas a praia parece ser a preferida da maioria. No entanto, há 4 motivos pelos quais se deve evitar ir.
1 – Aumento das águas-vivas
Nesta época o número de águas-vivas crescem de tamanho e aumenta sensivelmente o número delas. Um dos motivos são as ondas doyo, as quais se formam em grande quantidade na costa. Por isso, se vê muitas delas nas águas rasas e até nas areias.
A recomendação é procurar praias que tenham proteção de rede e presença de salva-vidas, pois eles monitoram.
Se for picado veja o que fazer tocando aqui.
Além das águas-vivas e caravelas portuguesas, há um grande aumento das algas marinhas. Então, o risco de afogamento devido ao emaranhamento de algas nos seus pés aumenta, ainda mais se for acometido por uma onda doyo, podendo evoluir para um acidente grave.
2 – Tendência de ocorrência das ondas chamadas doyo
Esse tipo de onda, bem alta, chamada de doyo-nami em japonês, é frequente nas praias, mesmo sem vento. A característica é que elas vão engolindo as menores à medida que se aproximam da areia e, de repente, ficam altas. Além de correr o risco de ser pego de surpresa, ainda trazem as águas-vivas.
São causadoras de acidentes como afogamento.
3 – Facilidade de ocorrerem correntes de retorno
Se trata de forte corrente que ocorre quando uma onda que atinge a costa tenta retornar ao mar e até em águas rasas. Essa corrente é perigosa, pois mesmo que a pessoa esteja parada em local raso, pode ser derrubada e se afogar.
Em japonês se diz riganryu e em inglês rip current. Veja algumas imagens gravadas pela Guarda Costeira do Japão tocando aqui, as quais mostram essas correntes em cor verde.
Mais um motivo para escolher uma praia que tenha salva-vidas e tenha sinalizações. Jamais desrespeite as sinalizações.
4 – Aumento dos acidentes aquáticos
Além dos motivos mencionados acima, os acidentes no mar tendem a aumentar devido a vários fatores durante o feriado de Obon.
Um dos motivos é o tufão que costuma se formar nesta época. Com sua aproximação, um dos efeitos é a elevação das ondas. Assim, acontecem acidentes de afogamento por ser engolido por uma dessas.
Outro problema é o esfriamento da temperatura da água pelo efeito do tufão. Isso esgota mais rapidamente a energia da pessoa nadando ou praticando algum esporte marinho e pode se acidentar.
Se for praticar snorkeling a recomendação é usar roupa – de lycra ou neoprene – de mangas compridas e calça até o tornozelo para se proteger. Se for nadar na praia, vale relembrar que seja onde tenha salva-vidas.
Divirta-se com cuidado!
Fontes: Guarda Costeira, Domani e WeatherNews