Na quinta-feira (29), um barco de patrulha da Guarda Costeira do Japão confirmou que 4 navios da Guarda Costeira da China estavam navegando na zona contígua do lado territorial ao redor das Ilhas Senkaku (Okinawa). Foi o 15.º dia consecutivo que os navios do governo chinês foram vistos navegando nessas imediações.
De acordo com a 11.ª Sede Regional da Guarda Costeira de Naha, os navios estão equipados com algo como metralhadora. O barco-patrulha avisou-os para não se aproximarem das águas territoriais.
De acordo com as informações da Sede da Guarda Costeira do Japão, por volta das 3h30 de quarta-feira (28), foram vistos 3 navios da Guarda Costeira da China navegando no mar territorial japonês.
8 horas e meia em águas japonesas
As três embarcações navegaram nas águas territoriais onde estão as ilhas Senkaku (Okinawa), durante cerca de oito horas e meia, mostrando movimentos de aproximação a três barcos de pesca japoneses.
Esses três navios deixaram as águas territoriais por volta do meio-dia, mas um total de seis navios continuaram navegando na zona contígua.
A Sede da Guarda Costeira do Japão continua alertando e monitorando para não entrar novamente no mar territorial.
Esta é a 21.ª vez que os navios da China invadem as águas territoriais do Japão e a penúltima foi em 8 deste mês.
Fontes: NTV, NHK e Sankei