Urna eletrônica (TSE)
Os primeiros eleitores do exterior a votarem, apenas para presidente, no primeiro turno das eleições 2022 são os residentes na Nova Zelândia, Austrália e Japão, no horário das 8h às 17h de cada país, no domingo (2).
Publicidade
No Japão são 76.570 eleitores aptos a votar em 104 seções eleitorais, das 3 jurisdições dos consulados, em Tóquio e nas províncias de Gunma, Shizuoka, Aichi, Mie, Toyama e Hiroshima.
Houve um aumento de 25% em relação às eleições anteriores e 54% são do sexo masculino, segundo informação do coordenador do Polo Japão da Universidade Católica de Brasília, Miguel Kamiunten.
Problema em Nagoia
A jurisdição do Consulado-Geral de Nagoia (Aichi) tem o maior número de eleitores, com 35.651 pessoas aptas.
Segundo um eleitor residente na província de Gifu, cujo local de votação foi no Port Messe, em Nagoia, a urna de número 168 não funcionou e o voto teve que ser manual. Por isso, formou-se uma fila maior.
Como acompanhar os resultados
Os estados do Acre e Amazonas são os que tiveram o horário de votação diferente dos demais para se alinhar com o de Brasília. Como as urnas são encerradas às 17h, é a partir desse horário que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começará a divulgação dos resultados online e também através de outras mídias, incluindo o YouTube.
Outra forma de acompanhar em tempo real, lembrando que no horário de Tóquio começa às 5h de segunda-feira (3), pode baixar o app Resultados para Android e iOS (Apple). Assim poderá saber se seu candidato vence no primeiro turno ou se concorrerá ao segundo.
Quem não pôde votar
Os brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderam comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Fontes: TSE e Senado